Parque Linear da Linha Férrea
Local
TRÊS LAGOAS/MS
Data
2022
Uso
Espaço Público
Serviços
Bairros Planejados

#jeitourbco

Um dos maiores desafios neste projeto foi pensar a implantação de forma faseada, para adequar a execução das obras ao orçamento disponível para essa intervenção urbana.

Aqui, mais do que nunca, tivemos que encontrar, no limite orçamentário, uma forma de implementação do projeto sem abrir mão da essência imaginada. 

Fizemos isso, aproveitando características interessantes do território e pensando a execução em módulos independentes.

Imagem do projeto do Parque Linear da Linha Férrea, que mostra uma área caminhável com pórticos, áreas de descanso e ciclovia.
Área caminhável do Parque Linear Linha Férrea com póritcos e áreas de descanso

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que operou a partir de 1906, ligava o centro-oeste e o sudeste do Brasil, conectando Bauru (SP) a Corumbá (MS).

A cidade de Três Lagoas, situada no km 455 da ferrovia, teve sua história profundamente influenciada por ela.

Nesse contexto de preservação da memória da cidade e revitalização urbana das áreas desativadas da ferrovia, surgiu o Parque Linear da Linha Férrea.

Planta da Quadra 01 do Parque Linear da Linha Férrea, que possui um memorial, bancos, jardins, áreas caminháveis, ciclovia e estacionamento
Planta da Quadra 02 do Parque Linear da Linha Férrea, que possui bancos, jardins, áreas caminháveis, ciclovia e estacionamento
Planta da Quadra 04 do Parque Linear da Linha Férrea, que possui bancos, jardins, áreas caminháveis e ciclovia
Planta da Quadra 06 do Parque Linear da Linha Férrea, que possui bancos, jardins, áreas caminháveis,ciclovia e quadras
Planta da Quadra 07 do Parque Linear da Linha Férrea, que possui quadras, pista de skate, áreas de descanso, jardins, áreas caminháveis e ciclovia
Plantas das quadras do projeto Parque Linear Linha Férrea
Planta da Quadra 07 do Parque Linear da Linha Férrea, que possui playground, parquinho infantil, áreas de descanso, jardins, áreas caminháveis e ciclovia
Plantas das quadras do projeto Parque Linear Linha Férrea

Como evidenciar o patrimônio histórico enquanto reestrutura um centro urbano?

Com cerca de 60 mil metros quadrados, o projeto de revitalização urbana do parque aproveita a topografia plana da área e apresenta uma extensa área para caminhadas, acompanhada por uma ciclovia contínua, que conecta todas as quadras.

Essa ciclovia serve como elemento central do projeto, levando a áreas de descanso, espaços com arquibancadas, mobiliário de academia ao ar livre e, principalmente, apresentando todo o parque ao visitante.

Além disso, o projeto de intervenção urbana inclui um memorial a céu aberto que reconta a história da antiga ferrovia por meio de painéis retroiluminados com informações e fotos antigas, homenageando a linha de trem que um dia ocupou o espaço do parque.

Imagem do projeto do Parque Linear da Linha Férrea, que mostra uma área caminhável com áreas de descanso, jardins e ciclovia.

Resultado: Passado e futuro em convivência

Com o conjunto de equipamentos de uso coletivo, juntamente com o design do Parque Urbano da Linha Férrea, criamos locais de encontro inclusivos e fortalecemos o senso de pertencimento da comunidade.

Ao resgatar a história da cidade e de sua relação com a estrada de ferro, o projeto conecta o passado de Três Lagoas com seu presente e futuro, proporcionando uma melhor qualidade de vida urbana para a comunidade.

Imagem do projeto do Parque Linear da Linha Férrea, que mostra uma área para food trucks e uma área de descanso com bancos e uma arquibancada, além de uma área caminhável e jardins.
Imagens do projeto Parque Linear Linha Férrea